Por que você não deve esconder os cantos de uma sala?

Por que você não deve esconder os cantos de uma sala?
Foto: Unsplash

Muitas pessoas sabem que espelhos, cores claras e cortinas altas podem fazer uma sala parecer maior, mas e quanto ao layout dos móveis?

Quando você se aproxima de uma sala apertada, pode ficar tentado a empurrar tudo contra as paredes e colocar o máximo de armazenamento possível nos cantos – mas não deveria. Pode parecer contra-intuitivo, mas deixar os cantos abertos fará com que o espaço pareça maior e mais tridimensional.

As 6 melhores plantas de Feng Shui para sua casa
A maneira genial de Cameron Diaz de esconder uma parede sem graça
Guia das cadeiras: aprenda como escolher a melhor para cada ambiente

Essencialmente, agindo como se você tivesse mais espaço do que realmente tem, você pode ajudar o espaço a ser percebido como maior. Mesmo em uma casa onde cada centímetro quadrado conta, você não deve sobrecarregar seus cantos. Aqui estão algumas ideias do que você pode fazer para tornar os espaços pequenos mais práticos, abertos e interessantes.

Cantos abafados sufocam a sala

Embora possa parecer o melhor layout para maximizar o espaço, preencher os cantos reduz visualmente uma sala e a faz parecer menor do que realmente é. Em vez de empilhar suas estantes, escrivaninhas e outras peças umas contra as outras e contra as paredes, tente fazê-las flutuar a pelo menos alguns centímetros de distância dos cantos.

Se possível, tente centralizar os principais móveis, como o sofá e a estante da TV, para que não encostem nos cantos. “Deixar os cantos de uma sala abertos amplia a visão do comprador em um espaço”, explicou a especialista em home staging Lori Matzke ao corretor de imóveis, “Quanto mais espaço aberto você puder ver, maiores os quartos parecerão.”

As mesmas regras se aplicam aos quartos. Uma cama de canto pode ser prática, mas pode parecer um pouco juvenil, e o arranjo torna difícil fazer a cama, trocar os lençóis ou dormir ao lado de um parceiro.

Deixar um pouco de espaço em ambos os lados da cama dá uma sensação melhor de luxo, maturidade e amplitude no quarto. A designer de interiores Emily Henderson recomenda fornecer pelo menos 18 polegadas entre as principais peças de mobiliário para tornar o espaço mais convidativo.

Mantenha os cantos abertos e mínimos

Como você pode fazer bom uso do espaçamento dos cantos sem superlotar a sala? O canto ainda é um bom lugar para plantas de casa, mesas decorativas ou luminárias de chão, que não bloqueiam completamente o acesso visual.

Em vez de empurrar o sofá até o canto, tente colocar uma mesinha e uma planta de casa ao lado do apoio de braço. Isso cria um bolso de interesse para o seu olho, fazendo parecer que há mais espaço na sala, escondido ao redor do sofá.

Em geral, é melhor arrumar a sala com algumas peças maiores do que enchê-la de pequenos móveis de casa de bonecas. Opte por uma cômoda espaçosa, pufe de armazenamento e móveis multifuncionais em vez de várias prateleiras e cubículos minúsculos. Prateleiras abertas em tom monocromático são outra boa opção, principalmente se combinarem com as paredes.

Se você está realmente com pouco espaço e sente que deve colocar algo em seus cantos para armazenamento, procure móveis e peças de armazenamento com superfícies refletivas, como vidro, metal ou acabamentos espelhados. Essas peças reflexivas refletirão a luz do canto da sala, ajudando a parecer espaçosa, mesmo que você não consiga ver o canto em si.

Fonte: HouseDigest

Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook!

DecorStyle.com.br
Back to top